Home Custo de Vida Custos de vida Espanha x Holanda

Custos de vida Espanha x Holanda

by vivimont

Como comentamos no nosso post anterior, estamos morando em Madrid desde de final de Maio deste ano.

E uma das coisas que levamos muito em conta para esta mudança foi o custo e qualidade de vida que temos na Espanha superior a que tinhamos na Holanda e também na Inglaterra.

Antes de entrarmos no tema do post vou contar um pouco no nosso trajeto de vida na Europa desde de 2006.

Saí de São Paulo no Brasil em Maio de 2006 para encontrar meu Marido que já estava a procura de emprego em Londres desde Abril do mesmo ano. Uma semana depois da minha chegada ele foi chamado para uma entrevista em Haia na Holanda, e depois de 2 dias ele foi contratato e no domingo da mesma semana estavámos nos mudando para a Holanda de mala e cuia.

Vivemos em Haia de Junho de 2006 até julho de 2011 onde nos mudamos para a Inglaterra, sendo que meu marido já estava trabalhando no país desde de outubro de 2010.

Vivemos em Berkshire na Inglaterra até outubro de 2014 e como nossas filhas já moravam sozinha resolvemos nos mudar para Madrid na Espanha, a experiência foi boa porém com a crise na Espanha meu marido continuou trabahando na Inglaterra e vinha nos finais de semana e com isso me sentia muito sozinha e em julho de 2016 voltei a morar com meu marido na Inglaterra.

Infelizmente esta nova experiência não foi tão boa o país já estava diferente com o Brexit e infelizmente não nos sentimos bem com esta nova Inglaterra e mudamos novamente para a Holanda (Haia) em fevereiro de 2018.

Voltar morar na Holanda foi uma experiència boa porém eu tenho que ser sincera nunca consegui me sentir em casa na Holanda e desta vez meu marido também estava com a mesma sensação,

O que mais nos motivou sair da Holanda foi o custo de vida, achamos o país carissimo!!!!

Viemos para Madrid para um Encontro de Blogueiros em Novembro de 2018 e quando chegamos aqui tivemos uma sensação que estavamos no lugar certo e a partir dai meu marido começou por busca de emprego em Madrid e Barcelona e um pouco mais de 5 meses ele já estava empregado e começamos a nossa mudança para Madrid.

Bom o que mais achamos caro na Holanda foi o custo para compra de alimentos, moradia, taxas altas na compra de vários produtos e taxas sobre salários.

Vou citar alguns valores que comparamos:

Aluguel Holanda:

Pagavamos para um apto de 3 quartos relativamente pequeno em um ótimo bairro em Haia entorno de 1.350 euros mais taxa de lixo (250 euros por ano) e taxa de moradia tipo IPTU no brasil (300 euros por ano).

Aluguel Espanha:

Pagamos para uma casa fora de Madrid (40 mins) em condominio fechado o valor de 1.150 euros, a casa tem 5 quartos e piscina.

Custos com Supermercado na Holanda:

Gastavamos entorno de 100 euros por semana para compra de alimentos para 2 pessoas, neste valor compravamos quase tudo porém o valor para compra de carnes era sempre muito caro.

Link de supermercado na Holanda: https://www.ah.nl/

Custos de Supermercado na Espanha

Gastamos entorno de 50 a 70 euros por semana, com carnes nobres incluídas.

A diferença no valor de frutas, carnes e verduras e bem grande.

Link de supermercado na Espanha: www.carrefour.es

Gastos Extras com Restaurantes Holanda:

Na Holanda não estavamos indo comer fora praticamente comiamos sempre em casa. O custo de restaurante para comer uma pizza ou panqueca para um casal e de mais ou menos 40 euros sem sobremesa, Rodizios brasileiros 60 euros, um chopp e entorno de 5 euros.

Gastos Extras com Restaurantes Espanha:

Almoço com menu de 3 courses, entrada, prato principal com carne, frango ou peixe, sobremesa, café e uma bebida varia de 9 a 15 euros. Comer em uma pizzaria para 2 pessoas custos de 30 euros, chopp aqui e entorno de 1,50 a 2 euros e são acompanhados com tapas.

Clima

Espanha: 300 dias de sol

Holanda: 300 dias de cinza e chuva

Língua

A língua também é um grande diferencial, na Holanda ouvia em Holandês e falava em inglês 100% do meu tempo. Aqui ouço e compreendo espanhol 100%.

Sistema de Saúde:

Na Holanda é pago, pagavamos um plano básico entorno de 200 euros para o casal sem dentista.

Na Espanha o sistema de saúde é público e ótimo e se você quiser um privado que também é bom o custo e médio e de 50 euros por pessoa.

Estou aqui contando um pouco da minha experiência de vida na Europa, os valores variam de estilo de vida que você da de prioridade as suas necessidades ok.

Espero ter contribuído um pouco com a minha experiência.

Nosso próximo post será um roteiro em Toledo!!!!

Leia também:

Leave a Comment